Tecnologia do Blogger.

Volta Redonda e Boavista iniciam disputa pela final nesta quarta

- Tiago Amaral, artilheiro da Copa Rio, está confirmado ao lado de Preto no ataque do Voltaço (foto: Felipe Vieira) -
Time com o melhor ataque, a melhor defesa, 100% dentro de casa e ainda tem o artilheiro do torneio. A melhor campanha da Copa Rio dá confiança, mas não garante vaga na final para o Volta Redonda. Antes disso, o Boavista pela frente. O primeiro round acontece na tarde de hoje (13), na "casa" do Boavista. As aspas existem porque no endereço, o Boavista é de Saquarema, mas não treina lá e manda seus jogos no Nivaldão, em Nova Iguaçu, campo do Artsul. Além disso, durante toda a Copa Rio, as partidas da equipe tiveram portões fechados e nesta quarta não será diferente. Ou seja, a vaga começa a ser decidida somente no campo.

Já no domingo, a torcida pode e deve ajudar. Nesse caso, a do Voltaço, no Raulino de Oliveira, às 16h. Quem vencer, enfrenta quem passar do confronto entre Duque de Caxias e Bangu, que também se enfrentam hoje.

Para a partida de logo mais, o técnico Cairo Lima deve continuar sem poder contar com os lesionados Glauber e Sassá. Zé Augusto e Preto são os prováveis substitutos. A equipe deve entrar em campo com: Gatti; Rodrigo Paulista, Marcelo, Arthur e Arimax; Éder, Bruno Barra, João Paulo e Zé Augusto; Preto e Tiago Amaral.

Semelhanças nas campanhas

Desde o início da Copa Rio, Volta Redonda e Boavista despontaram. As duas equipes colecionaram vitórias nos primeiros jogos e os mais afoitos já antecipavam o duelo como confronto para a final. Bateu na trave, somente um deles segue para a decisão. Líderes de suas chaves na primeira fase, os dois times também fizeram boa campanha na segunda fase, mas enquanto o Voltaço repetiu a liderança, o Boavista acabou sendo superado pelo Duque de Caxias.

Para a semifinal, os dois times confiam nos retrospectos em casa. O do Volta Redonda é superior, como não poderia deixar de ser para um time que só conheceu vitórias diante da torcida. Mas o Boavista também vai bem em Nova Iguaçu. Não perdeu nenhuma vez, empatou três e venceu quatro vezes.

As duas equipes também perderam pouco. O Boavista foi derrotado por um irregular Goytacaz na primeira fase e na última rodada da segunda, para o Madureira, quando já estava com a classificação garantida. Já o Voltaço foi perder somente na 12˚ rodada, para o América, o único revés até aqui.

O Boavista marcou dois gols a menos do que o Volta Redonda. 20 contra 22 da equipe do Sul do Estado. As diferenças começam a aumentar na divisão desses gols. Dez jogadores marcaram pelo Boavista nesta Copa Rio, o artilheiro é Marcelinho, com cinco gols. Já o artilheiro do adversário é quem mais fez no torneio: Tiago Amaral, que marcou nove vezes. Por outro lado, o Voltaço é menos democrático; além de Tiago, somente cinco atletas fizeram gols.

Outra diferença, e essa muito grande, fica na parte disciplinar. Enquanto os jogadores do Volta Redonda receberam 18 cartões (17 amarelos), os do Boavista mais que dobram o número: foram nada menos do que 41 amarelos e dois vermelhos, isso em 14 jogos, uma média de quase três cartões por partida. O campeão é o volante Genilson, que tomou sete amarelos e um vermelho.

Duelo no gol

Acostumado com nomes conhecidos no elenco há alguns anos, o Boavista, pelo menos para a Copa Rio desistiu dessa política. O único jogador que teve destaque nacional recentemente foi o goleiro Marcelo Carné, ex-Flamengo. O jogador vem fazendo boa Copa Rio, mas não tão boa quanto a de Gatti, que entrou para história do Volta Redonda como o goleiro que ficou mais tempo sem sofrer gols em partidas válidas por competições oficiais: foram pouco mais de mil minutos se somados os tempos dos jogos e dos acréscimos descritos pelos juízes nas súmulas.

Concentração e equilíbrio

O técnico do Volta Redonda, Cairo Lima, pregou as duas virtudes para o time para que possa extrair o melhor dos jogadores na fase final. "A expectativa e a ansiedade são grandes, mas temos de controlar e administrar isso para reunir todos os recursos que temos com o objetivo de conseguir o resultado", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário