Tecnologia do Blogger.

Sobre

Editorial - O início da caminhada

Com a crença de que o esporte que acontece longe dos grandes centros só não é valorizado porque as pessoas não o conhecem é que nasce o Blog de Esportes. 

O blog, na verdade, é o embrião de uma ideia maior, mais abrangente, que poderá dar a atenção devida ao que nossa equipe e ao que vocês julguem importante. Mas antes, é preciso conhecer o caminho que precisamos percorrer. 

Está lá, na página 234 do livro “Filho teu não foge à luta”, do jornalista Fellipe Awi: “Para popularizar o esporte, todos concordavam que era preciso humanizar seus praticantes”. A frase teve sentido amplo para mim.  

Eu tinha acabado de sair da Bandeirantes, onde trabalhei como apresentador e repórter do extinto Jogo Aberto Interior. Tive grande contato com o esporte do interior do estado do Rio e me incomodava com a pouca atenção e, consequentemente, pouca valorização que ele recebe (ainda mais depois do fim daquele programa e de seu sucessor, o Na Área). O que me inquietava era ver boas histórias e excelentes personagens que quase ninguém iria conhecer.  

No livro, aquela frase é a lição aprendida por Lorenzo Fertitta e Dana White durante a criação do monstro UFC. Antes de entendê-la, o que hoje é para muitos sinônimo de MMA, era um evento dispendioso, que alternava altos e baixos, corria o risco de ser vendido e acabar prematuramente. Foi através da criação do TUF – The Ultimate Fighter, reality show com lutadores que hoje tem até versão brasileira exibida pela Globo, que os dois descobriram a maneira de transformar a ideia que transformaria o esporte em fenômeno. 

Se tudo der certo em nosso projeto, não criaremos o UFC, é claro, mas traremos a possibilidade de humanizar os participantes do esporte praticado por aqui. E se, um dia, cumprirmos nosso papel na popularização disso tudo, todos têm a ganhar.

Mas não só o futebol, os outros esportes e os bons personagens do interior que merecem nossa atenção. O esporte amador também é rico em boas histórias e carente em divulgação. E podemos, por que não, trazer nossas visões e ideias sobre o mundo do esporte em geral. Podemos e vamos. Por isso nossas cinco estrelas. Falar sobre essas cinco áreas são os nossos títulos, nossas credenciais.  

Eu estava lá no Maracanã, em 2005, para ver o entorno daquele gigante repleto de gente com camisa amarela, no título da Taça Guanabara daquele ano vencido pelo Volta Redonda. Eu vi de perto a bonita história do centenário Barra Mansa. Eu sei do potencial do emergente Resende. Acompanhei histórias como as de Adílio, Rafael Noronha e Torada. Cresci no esporte amador e sei como atrativo ele pode ser. Isso tudo é ainda um pedaço de tudo o que acontece por aí. E a gente nem fica sabendo. Queremos mudar isso, esse é o sonho. 

O Blog de Esportes nasce simples, mas com grandes sonhos. Assim como o esporte no interior deve ser. 
 
Ricardo Vieira

6 comentários:

  1. Concordo, concordo e concordo.
    Não só no segmento esportivo, mas em muitos outros não se vê a devida valorização por aqui.
    Conte comigo e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, to contigo no que precisar, parabéns pelo blog. Sou seu fã. Forte abraço, Ronaldinho.

    ResponderExcluir
  3. Foco, Meta e muita Persistência, essas serão as palavra do teu objetivo (sonho) concretizado! ..."Verás que o filho teu não 'REALMENTE' não foge A LUTA..."

    Sucesso no caminho Ricardo! Muita energia boa na tua trajetória profissional!
    bjsss
    Leslie

    ResponderExcluir