Sobre
Editorial - O início da caminhada
Com a crença de que o esporte que acontece longe dos grandes centros só não é valorizado porque as pessoas não o conhecem é que nasce o Blog de Esportes.
O blog, na verdade, é o embrião de uma ideia maior, mais abrangente, que poderá dar a atenção devida ao que nossa equipe e ao que vocês julguem importante. Mas antes, é preciso conhecer o caminho que precisamos percorrer.
Está lá, na página 234 do livro “Filho teu não foge à luta”, do jornalista Fellipe Awi: “Para popularizar o esporte, todos concordavam que era preciso humanizar seus praticantes”. A frase teve sentido amplo para mim.
Eu tinha acabado de sair da Bandeirantes, onde trabalhei como apresentador e repórter do extinto Jogo Aberto Interior. Tive grande contato com o esporte do interior do estado do Rio e me incomodava com a pouca atenção e, consequentemente, pouca valorização que ele recebe (ainda mais depois do fim daquele programa e de seu sucessor, o Tô Na Área). O que me inquietava era ver boas histórias e excelentes personagens que quase ninguém iria conhecer.
No livro, aquela frase é a lição aprendida por Lorenzo Fertitta e Dana White durante a criação do monstro UFC. Antes de entendê-la, o que hoje é para muitos sinônimo de MMA, era um evento dispendioso, que alternava altos e baixos, corria o risco de ser vendido e acabar prematuramente. Foi através da criação do TUF – The Ultimate Fighter, reality show com lutadores que hoje tem até versão brasileira exibida pela Globo, que os dois descobriram a maneira de transformar a ideia que transformaria o esporte em fenômeno.
Se tudo der certo em nosso projeto, não criaremos o UFC, é claro, mas traremos a possibilidade de humanizar os participantes do esporte praticado por aqui. E se, um dia, cumprirmos nosso papel na popularização disso tudo, todos têm a ganhar.
Mas não só o futebol, os outros esportes e os bons personagens do interior que merecem nossa atenção. O esporte amador também é rico em boas histórias e carente em divulgação. E podemos, por que não, trazer nossas visões e ideias sobre o mundo do esporte em geral. Podemos e vamos. Por isso nossas cinco estrelas. Falar sobre essas cinco áreas são os nossos títulos, nossas credenciais.
Eu estava lá no Maracanã, em 2005, para ver o entorno daquele gigante repleto de gente com camisa amarela, no título da Taça Guanabara daquele ano vencido pelo Volta Redonda. Eu vi de perto a bonita história do centenário Barra Mansa. Eu sei do potencial do emergente Resende. Acompanhei histórias como as de Adílio, Rafael Noronha e Torada. Cresci no esporte amador e sei como atrativo ele pode ser. Isso tudo é ainda um pedaço de tudo o que acontece por aí. E a gente nem fica sabendo. Queremos mudar isso, esse é o sonho.
O Blog de Esportes nasce simples, mas com grandes sonhos. Assim como o esporte no interior deve ser.
Ricardo Vieira
Concordo, concordo e concordo.
ResponderExcluirNão só no segmento esportivo, mas em muitos outros não se vê a devida valorização por aqui.
Conte comigo e sucesso!
Parabéns pelo blog. Sucesso.
ResponderExcluirMeu amigo, to contigo no que precisar, parabéns pelo blog. Sou seu fã. Forte abraço, Ronaldinho.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFoco, Meta e muita Persistência, essas serão as palavra do teu objetivo (sonho) concretizado! ..."Verás que o filho teu não 'REALMENTE' não foge A LUTA..."
ResponderExcluirSucesso no caminho Ricardo! Muita energia boa na tua trajetória profissional!
bjsss
Leslie