Tecnologia do Blogger.

Fim do primeiro turno, hora de virar a página no Voltaço Vôlei

- Muito trabalho é a receita de Fadul por um segundo turno diferente (foto: Felipe Vieira) -
A hora de virar a página no Voltaço Vôlei é a hora de buscar algo diferente. O primeiro turno da Superliga acabou e o aproveitamento foi bem abaixo do esperado. Somente duas vitórias, somente seis pontos e oito pontos de distância para o São Bernardo, último clube entre os que hoje estariam classificados para a segunda fase. No segundo turno, tirar essa vantagem, que é maior do que os pontos que o clube conquistou até aqui, só vai acontecer se o time alcançar um algo a mais que é pedido pelo treinador Alessandro Fadul. "Tem de ter consciência dos erros que estamos cometendo e, ao mesmo tempo, ter coragem de assumir o jogo, assumir a hora de decidir. Tem de ter um pouquinho mais de coragem na hora de definir os pontos, coisa que está faltando", acredita.

A opinião do treinador pode ser muito bem embasada pelo segundo set do último jogo, contra Moda Maringá. Na ocasião, o Voltaço conseguiu dez contra ataques, mas converteu apenas um deles. "Isso é muito ruim porque você cria as oportunidades, mas não mata o jogo", afirma Fadul. Com o baixo aproveitamento, o time adversário acabou vencendo o set por 21 a 17 e o jogo por 3 a 1.

Foi a décima derrota nesta Superliga. Na última edição, em que a equipe alcançou a vaga para os playoffs, foram 13 derrotas na primeira fase. Naquele torneio, o Voltaço terminou o primeiro turno com 12 pontos. A diferença de seis pontos para este ano é justamente o que a comissão técnica havia planejado para esta temporada. "Sem dúvida foi abaixo do esperado (o aproveitamento até aqui). A gente esperava, no mínimo, mais umas duas vitórias, coisa que não aconteceu e até mesmo por falha nossa. Nós criamos oportunidades para conseguir resultados diferentes e não o fizemos. Mas não dá tempo de se lamentar, nesta semana temos outra partida, a gente tem que seguir trabalhando para conseguir reverter os resultados", reconhece o treinador.

O jogo a que Fadul se refere é contra o Kappesberg Canoas, na Ilha São João, às 19h, na sexta (20). No primeiro encontro, 3 a 1 para o time de Gustavo Endres, pivô do imbróglio que chegou a ameaçar a participação do Voltaço Vôlei nesta Superliga por atraso nos pagamentos dos atletas que participaram da edição 2012/2013. Ao término do 1° turno, a equipe de Canoas ficou na sexta colocação e conquistou seis vitórias. Para evitar a sétima, confiança no próprio taco é a receita de Fadul para o time: "Precisamos de vitórias para reverter o quadro e não depende de ninguém mais, só depende da gente."

Números do Voltaço Vôlei no 1° turno da Superliga 2013/2014 (estatísticas da CBV):

- Oitava melhor equipe em ataques.

- Quarta melhor equipe em bloqueios.

- Sexto melhor aproveitamento em saques.

- Nona melhor equipe em aproveitamento da defesa.

- 12ª colocada nas estatísticas de levantamento e de recepção.

0 comentários:

Postar um comentário