Bom dia, campeão
O despertador tocou, mas nem precisava. Serviu apenas como apoio para que levantasse. Já estava acordado, mas ainda não tinha parado de sonhar. O primeiro pensamento da manhã foi o mesmo do último da noite anterior, em que só pensava na noite seguinte.
Olhou para o relógio para conferir as horas. Sabe que hoje elas vão fazer jogo duro. Vai olhar uma vez, 14h, vai olhar de novo uns trinta minutos mais tarde e vai se surpreender com 14h10. Enquanto luta contra a lógica dos ponteiros, vai tentar parecer normal em meio às superstições. A cueca (ou a calcinha) é a mesma da última vez. Tem aquele TOC todo especial, do pé direito ou de bater três vezes em qualquer lugar. O sinal da cruz também pode aparecer a rodo.
Nenhuma conversa aconteceu ou vai acontecer sem que, no mínimo, exista a vontade de colocar a final em pauta. Na maioria delas, vai conseguir. Vai falar sobre o sonho. Vai receber agouros de todos os cantos, quase todos maus. E tome sinal da cruz. Vai culpar o recalque. E tem razão.
Vai tentar encurtar o dia. Dia que deveria ser feriado. Como prestar atenção na planilha, na matéria, no paciente? Dá-se um jeito, mas o jeito que queria dar era colocar o jogo no horário mais adequado. E o horário mais adequado é agora. Ou melhor, ontem. Hoje já queria comemorar, gabar-se com o porteiro, mandar aquela mensagem para o grupo lembrando quem vai estar na Libertadores do próximo ano, abraçar o amigo também campeão.
Espera. E se? Perder vai ser dolorido. Teve aquela vez. Aquela vez foi triste. Ser eliminado no meio do caminho dói menos. O time deles é bom. Chega! Esquece o pessimismo; faz o sinal da cruz. Bate três vezes e pula com o pé direito. Ah, compra a cerveja de sempre. Se possível, bebe na mesma medida de todas as outras vezes.
Não vai ser possível. Perdendo, bebe de raiva; ganhando, bebe de glórias. Mesmo os que não bebem dão um jeito de cometer os próprios excessos. É dia disso.
Está preparado para esse dia? Então bom dia, campeão.
Ricardo Vieira
Muito bom, Ricardo! Texto de primeira, afiadíssimo! Bom dia, meu amigo!!
ResponderExcluir